quinta-feira, 25 de agosto de 2016

José Jorge Letria - Arte Poética

A Propósito do Programa televisivo Zip-Zip - 1969  


José Jorge Letria, hoje mais conhecido escritor de literatura infanto-juvenil e jornalista, foi nos anos 70 um cantautor da nova música portuguesa que florescia no início da década, destacando-se no seu posicionamento anti regime e na procura de sonoridades mais elaboradas que as tradicionais baladas.

Estreia-se no programa televisivo "Zip-Zip" e a primeira edição discográfica data de 1970 com o EP "História do José-sem-Esperança".

Em 18 de Julho de 1969 a revista "Flama" em artigo de análise sobre o "Zip-Zip" publica um depoimento de José Jorge Letria:
"José Jorge Letria, tem 18 anos e é segundanista da Faculdade de Direito de Lisboa. cantor e compositor de baladas, antigo colaborador do «Diário de Lisboa Juvenil», tinha muita coisa a dizer. Eis o que disse e como disse:
«Zip-Zip» é incontestavelmente um fenómeno, porém um fenómeno tardio e como todos os fenómenos tardios já em larga medida contaminado por certos vícios e concepções que são o resultado flagrante de uma espera excessivamente prolongada.
«Zip-Zip» é o quotidiano aprisionado em cada tarde de Sábado, um quotidiano feito programa de televisão, programa esse que nasce quando a semana morre para depois morrer quando a semana nasce. E isto porque «Zip-Villaret» e «Zip-Lumiar» são duas realidades bem distintas, por vezes bem extremamente difíceis de justapor ou identificar entre si. Entre «Zip-Lumiar» e «Zip-Villaret» há dois dias de fermentação, dois dias de adaptação, dois dias de meditação para quem viu o «Zip-Villaret»".
(como se sabe a transmissão do "Zip-Zip" não era em directo, era gravado no Sábado no Teatro Villaret e transmitido na Segunda-feira nos estúdios do Lumiar, pelo meio tínhamos a censura)




Ainda no dizer de José Jorge Letria, em "Canto de Intervenção 1960-1974" de Eduardo Raposo: "O programa veio, em certa medida, consagrar a importância que a canção de intervenção começava a ter na vida cultural do país e no trabalho da resistência".

Com edição "Zip-Zip" sai, em 1971, o Single "Pare, Escute e Olhe", no lado B constava "Arte Poética", texto de Hélia Correia e música de José Jorge Letria.



José Jorge Letria - Arte Poética

Sem comentários:

Enviar um comentário