quinta-feira, 4 de agosto de 2016

The Sugarhill Gang - Rappers Delight

Soundbreaking


Sob o título “A Arte do Sample” o episódio 6 de "Soundbreaking" aborda um período mais recente da música popular, quando se tornou evidente a utilização de músicas conhecidas para se fazer novas músicas.

Começa na década de 70 com o surgimento do Hip-Hop (Rap music) oriundo de Bronx, em Nova Iorque, tendo a utilização do Sampling como base de criação. Como é definido no programa o Sampling é a habilidade de pegar num pedaço de música e fazê-la repetir vezes sem conta até criar uma nova música. Aquilo que, para alguns é roubar, para outros é criação de novos estilos de novas formas de música.

"Soundbreaking" mostra a música de Run DMC, Public Enemy, Beastie Boys, Puffy, Wa-Tang como alguns dos mais significativos na utilização do Sampling.  Depois de já se ter posto em causa os Led Zeppelin pela apropriação que fizeram do Blues ou The Beatles por copiarem Roy Orbison, alguém a certa altura no programa questionava “Se a ideia é uma canção original, onde fica a linha que divide o que é original?”.



 A canção “Rapper’s Delight” dos The Sugarhill Gang, surgida em 1979, é apresentada como a primeira canção Rap, a qual foi buscar a linha de baixo à canção Disco “Good Times” dos Chic. Aqui fica.



The Sugarhill Gang - Rappers Delight

Sem comentários:

Enviar um comentário