sexta-feira, 5 de agosto de 2016

David Bowie - Sound And Vision

Soundbreaking


O sétimo episódio de “Soundbreaking” intitula-se “Som e Visão” e tem como tema central a importância da imagem na música popular.

A década de 80 é por excelência a década em que o vídeo atingiu maior importância na divulgação da música Pop-Rock. Em 1980 “Video Killed the Radio Stars” dos Bungles abriu as hostilidades e em 1981 nasce a MTV que vai transformar o modo de se “ouvir” música. Não é que a imagem não tivesse anteriormente importância, pelo contrário, primeiro tivemos os filmes musicais, depois programas de televisão de divulgação musical.
Na década de 60, The Beatles, por exemplo, eram extremamente visuais sendo as suas músicas normalmente acompanhadas de um clip.
E na década de 70 os Roxy Music, David Bowie ou os Queen vieram, definitivamente, introduzir o visual na música popular.
“David Bowie foi o antecessor de muitos artistas da MTV” afirma-se a certa altura deste episódio de “Soundbreaking”. A MTV será o culminar de anos e anos de imagens. Por este episódio passam os Eurythmics, Michael Jackson (que quebra a barreira racial da MTV inicial com o video “Thriller”), Madonna (a verdadeira artista do vídeo), os Devo que monopolizavam a MTV e também Rod Stewart (no início a MTV só tinha 160 vídeos, 35 dos quais de Rod Stewart).


 


A MTV saturou e tomou outras direcções para além da divulgação dos vídeos. Os concertos da MTV Unplugged foi a melhor, recordando-se Eric Clapton e os Nirvana.
Termina com o Youtube e a Internet e a criação da estrela Beyoncé.

Não foi utilizado por “Soundbreaking”, mas não estaria mal, “Sound and Vision” de David Bowie. Para ouvir e …imaginar .

“Don't you wonder sometimes
About sound and vision

Blue, blue, electric blue
That's the colour of my room 
Where I will live Blue, blue…”



David Bowie - Sound And Vision

Sem comentários:

Enviar um comentário