sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

The Beatles - I Want To Hold Your Hand

Nos anos 60 as sonoridades em casa dos meus pais iam, além da música clássica, para a jovem e fresca música pop italiana e sobretudo francesa: Françoise Hardy e Silvie Vartan à cabeça. Entretanto o mundo vê surgir o grupo que iria revolucionar, por completo, o panorama musical, sem ele a situação do mundo musical actual, e a sociedade nos seu hábitos e costumes, seria hoje concerteza muito diferente. Formados em 1960, as primeiras gravações dos The Beatles, surgiriam em 1962 e teriam rapidamente êxito planetário.
No início não tão rápido, pelo menos nos EUA.

"Quando os Beatles desembarcaram nos EUA, eram aí vagamente conhecidos." em "The Beatles" de Alain Dister.

Lê-se ainda no livro "POPMUSIC-ROCK":

"Ainda que celebrados desde há um ano na Grã-Bretanha, os seus discos publicados além-Atlântico começaram por ser fracassos.. Contudo, em Janeiro de 1964, a Capitol desenvolveu todos os esforços para a promoção do conjunto de Liverpool. Foram investidos 50000 dólares na publicidade do disco I Want To Hold Your Hand...
Resultado concludente: em Março, cinco discos anteriores faziam um come back e inscreviam-se no Top Ten; em Julho , a Capitol podia arriscar-se a pôr no mercado, na mesma semana, dois LPs, cinco «singles» e um super - 45 rotações."

Portugal não ficou imune ao fenómeno. Em 1963 é editado o primeiro EP: Do You Want to Know a Secret/I'll Get You/She Loves You/Twist and Shout, logo seguido no início de 1964 do segundo EP: I Want to Hold Your Hand/This Boy/I Saw Her Standing There/Chains (em 1965 já tinham sido editados 12 EP!). E foi o segundo EP,  que, lá em casa, veio fazer concorrência directa aos sons mais ligeiros da música pop italiana e francesa.




Foi, portanto, há 51 anos que o 2º EP dos The Beatles foi posto à venda em Portugal e é com a canção "I Want To Hold Your Hand", que não chegou a ser editada em nenhum dos álbuns originais, que ficamos.



The Beatles - I Want To Hold Your Hand

Sem comentários:

Enviar um comentário