Saído dos cânticos religiosos e das canções de trabalhos dos negros nos Estados Unidos, o Blues desenvolveu-se durante todo o século XX atingindo uma expressão maior na década de 60 com nomes tão marcantes como B. B. King ou Muddy Waters. Música essencialmente negra influenciou toda uma geração de músicos brancos que iriam incorporar essa sonoridade no ritmo mais acelerado do Rock’n’Roll; algumas bandas, sobejamente conhecidas, fizeram-no e muito bem, por exemplo The Rolling Stones, Fleetwood Mac ou os Led Zeppelin (fundamentalmente nas fases iniciais das respectivas carreiras).
A nível individual o destaque maior vai para John Mayall e os seus Bluesbreakers que esteve na origem do melhor “British Blues” de meados dos anos 60. Por lá sucederam Eric Clapton, Jack Bruce, Peter Green, Mick Taylor, Mick Fleetwood, John McVie, uma verdadeira escola de Blues.
Com uma prolífera discografia, hoje o destaque vai para o LP “USA Union” de 1970. Com a introdução “sui generis” do violino de Don Harris na então formação de John Mayall estamos na presença de um esplêndido álbum onde tudo está bem, a voz nasalada de Mayall e a respectiva harmónica, o já referido (espantoso) violino e ainda a guitarra de Harvey Mandel e o baixo de Larry Taylor.
Perfeito
Ficamos pois com mais este apontamento do ano de 1970, eliminem qualquer ruído à vossa volta e ouçam este maravilhoso “Nature’s Disappearing”.
John Mayall - Nature’s Disappearing
Sem comentários:
Enviar um comentário