quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Os Tártaros - Valsa da Meia Noite

Nos anos 60 o país estava musicalmente dominado pelo nacional-cançonetismo, o fado, os ranchos folclóricos e o acordeão era o instrumento nacional.
Entretanto o som das guitarras eléctricas começava a invadir o país, primeiro por Cliff Richard & The Shadows, depois pelos The Beatles, The Rolling StonesThe Dave Clark Five, The Animals ou ainda The Beach Boys. Os primeiros conjuntos nacionais que surgiram eram fiéis  seguidores dos The Shadows que tiveram, por cá, uma influência determinante.
Vejamos, por exemplo, Os Tártaros. Já por aqui passaram com “Oh! Rosa Arredonda A Saia”. Eram do Porto e começaram a tocar temas instrumentais carregados de influências dos sempre presentes The Shadows. Em 1965/6 participam nos Concursos Ié-Ié no Monumental em Lisboa, mas antes já tinham 2 EP gravados.
Em 1964 no seu primeiro EP para além do “Twist” já referido “Oh! Rosa Arredonda A Saia” aparece uma valsa, que foi muito popularizada em tudo quanto era baile de Domingo, de nome “Valsa da meia-noite”.




Na contra-capa do disco lia-se:

“Não são, nem por "SOMBRAS", uma nova máxima da música moderna. São sim, um máximo de consagradas interpretações de características tão variadas, tão diferentes, às quais faltava esta: - "GUITARRAS ELÉCTRICAS" - instrumentos da nova vaga que fazem ressurgir, para a juventude, a música eternizada. Indubitavelmente, eles - "TÁRTAROS" - são arautos de novas antiguidades.”

Sem dúvida, um regime atento às novas sonoridades que perigosamente invadiam o país. Não era no Monumental que nos concursos Ié-Ié existia uma faixa onde se lia: “A juventude pode ser alegre sem ser irreverente”? Pois vamos com uma valsinha que não faz mal a ninguém. Para quem souber dançar aqui está uma boa oportunidade para recuperar os bailes dos idos anos 60.



Os Tártaros - Valsa da Meia

Sem comentários:

Enviar um comentário