Continuamos no ano de 1970.
1970 foi um ano chave no chamado Rock Progressivo. Estilo musical surgido no final dos anos 60, com contributos diferenciados que vão, dos Nice aos Pink Floyd, passando pelos King Crimson, Yes e Jethro Tull, vê surgir em 1970 um dos seus expoentes maiores: Emerson, Lake & Palmer.
A primeira actuação dos Emerson, Lake & Palmer foi no Festival da Ilha de Wight perante 600.000 pessoas e o primeiro LP ainda não tinha sido editado. Tocam “Pictures at an Exibition” (adaptação da obra homónima do compositor russo Modest Mussorgsky), “Nutrocker”, do conhecido bailado de Tchaikovsky, e ainda alguns temas originais que viriam a ser incluídos no primeiro LP.
O primeiro LP, foi a melhor gravação dos Emerson, Lake & Palmer, arrojado em “The Barbarian”, inovador em “The Three Fates”, intimista em “Take a Pebble” e popular no êxito que foi “Lucky Man”.
O álbum inicial dos Emerson, Lake & Palmer terminava com a canção “Lucky Man” que foi então muito divulgada, em particular, para quem se lembra, no programa “Página Um”.
“Lucky man” foi a última canção a ser incluída no álbum e é uma balada muito simples de Greg Lake a contrariar o “vanguardismo” dos restantes registos. “Lucy Man” termina com a inclusão de um solo do sintetizador “Moog”, que ficou célebre e popularizou o referido instrumento.
“He had white horses
And ladies by the score
All dressed in satin
And waiting by the door
…”
(ou a história de quem tem tudo e morre com uma bala na guerra…)
Emerson, Lake & Palmer - Lucky Man
Sem comentários:
Enviar um comentário