De volta a Daniel Bacelar.
Relembremos! Já recuperámos “Fui Louco por ti” canção de 1960 (do tal EP gravado a meias com Os Conchas e tido como o primeiro EP de rock'n’roll gravado em Portugal) tinha então Daniel Bacelar 17 anos. Também já recordámos “Um mundo sem amor” (“A World Without Love” no original) gravado em 1965. Em 1967, com 24 anos grava o último EP com o “Conjunto Os Fliers” e pelo meio ficam mais de 20 canções do Ricky Nelson português.
Diz a Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX: “Cantor e compositor. Um dos primeiros músicos cultores do rock’n’roll em Portugal, na linha do teen idol, movimento americano iniciado por Pat Boone, Paul Anka, e Ricky Nelson.”
Em 2010 Daniel Bacelar voltou às gravações, mas fora do circuito comercial. E Daniel Bacelar surpreendeu pela qualidade vocal que mantêm, muito doce e cheia de romantismo, e que sempre o caracterizou. Por entre um conjunto de clássicos da música popular americana, de Willie Nelson a Ray Charles, aparece uma nova versão de “Nunca” original de Daniel Bacelar gravado em 1960 no tal famoso EP “Caloiros da Canção”. Embora me pareça que “Nunca” está desenquadrada neste conjunto de canções que Daniel Bacelar disponibilizou, fica pois como curiosidade.
“Nunca”, a mesma canção, o mesmo intérprete, duas versões separadas no tempo 50 anos podem ouvir-se de seguida.
Daniel Bacelar - Nunca (1960)
Daniel Bacelar - Nunca (2010)
Sem comentários:
Enviar um comentário