quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Blitz Nº 15 de 12 de Fevereiro de 1985

Jornal "Blitz"

Há precisamente 30 anos saía o nº 15 do jornal Blitz, o destaque da capa ia para Tom Waits.



- As páginas 2 e 3 são preenchidas com pequenas notícias onde se destaca "Smiths: Digressão e Disco", o disco era o excelente «Meat Is Murder».
- Na página 4 com título "Os Ouvintes de Peel" ficamos a saber quais os 50 melhores temas de 1984, dos ouvintes habituais de John Peel na Rádio One, e em 1º lugar estava, claro, «How Soon Is Now» dos Smiths.
- "...habitante do barco dos loucos, canta num fundo de jazz de cabaret, a noite, os rios alcoólicos e as aventuras «on the road»..." no artigo da página 5 dedicado a Tom Waits. «Swordfishtrombone» era o álbum mais recente. Excelente.
- Página 6 dedicada ao que consideravam "A Quarta Onda Pop de Nova Iorque" para falarem dos desconhecidos dB's, Individuals e Bongos.
- Leonard Cohen tinha na altura 50 anos, em 1984 tinha editado «Various Positions» e anunciava-se a vinda de Leonard Cohen pela primeira vez a Portugal. "Leonard Cohen o Músico e o Poeta" ocupam toda a página 7.
- As páginas centrais vão exclusivamente para Miles Davis, "Toco de uma Maneira Estranha". O motivo do artigo é o regresso de Miles Davis às gravações. «Decoy» era o nome e o pretexto para afirmar "quanto mais velho melhor!".
- Página 10 dedicada ao Concurso de Música Moderna do Rock Rendez-Vous e ao grupo Culto da Ira da cidade do Porto.
- Página 11 perde-se com os artigos "agitpop" e "Ruídos". Adiante.
- Página 12 é para os leitores com "Pregões e Declarações". Adiante.
- Página 13, "Busca no Sótão" recorda e resume a vida dos Hollies e termina com a curiosidade do primeiro episódio da telenovela «Chuva na Areia» ter a música «Stop, Stop, Stop» dos Hollies.
- Na página 14 ficamos a saber que foram editados, entre outros, em Portugal os discos «Stop Making Sense» dos Talking Head e «Swordfishtrombone» de Tom Waits.
- Na página 15 as tabelas de vendas de discos. Em Portugal os Wham destronam Rão Kyao, nos EUA Madonna e o seu «Like a Virgin» destrona Bruce Springsteen e o álbum «Born In USA», na Grã-Bretanha os Foreigner destronam Alison Moyet e na tabela dos discos independentes Jesus and Mary Chain chegam ao primeiro lugar.
Na contra-capa anúncio único da Polygram ao disco «A Lenda dos Heróis do Mar 1981/1984".


Sem comentários:

Enviar um comentário