quarta-feira, 27 de julho de 2022

Pierre Shaeffer - Étude aux Chemins de Fer

a memória do elefante


São muito reduzidos, para não dizer nulos, os meus conhecimentos sobre a música Concreta. Também a sua divulgação é praticamente nula, qual a televisão, estação de rádio ou publicação escrita que a ela se refere? Pois é, não é fácil, se a isso se juntar a própria dificuldade de a entender está tudo dito.

Mas, de outros tempos tenho uma memória vaga de a ouvir na televisão e a certeza na imprensa escrita, por exemplo no jornal "a memória do elefante" que a ela dedicava um espaço. Estamos pois no início dos anos 70, no caso de "a memória do elefante" mais concretamente em 1971 e tal como no seu nº 2 também no nº 3 de Julho daquele ano Pedro Proença assinava o texto que dava continuidade ao anterior.

Neste texto fala-se dos percursores da música Concreta: Edgar Varese, John Cage e Olivier Messiaen e de alguns dos seus principais autores Pierre Shaeffer e Pierre Henry e doutros nomes se fala, Boulez, Xenaxis, Stockausen, etc.





Para hoje Pierre Shaeffer (1910-1995) e um dos seus primeiros trabalhos: "Étude aux chemins de fer", que é o primeiro de cinco estudos dedicados ao barulho ("Cinq études de bruits") que graças ao YouTube é agora fácil de conhecer.



Pierre Shaeffer - Étude aux Chemins de Fer

Sem comentários:

Enviar um comentário