sábado, 2 de julho de 2022

Patti Smith - Gloria

1975 - Algumas escolhas de Miguel Esteves Cardoso


Apesar da fraqueza do ano de 1975, este ano viu nascer aquela que seria uma das mais influentes personagens femininas do universo Rock, Patti Smith. "Horses" o seu primeiro álbum, sinal percursor do Punk-Rock quase nascente, é, ainda hoje, um poderoso trabalho demonstrativo das potencialidades que o Rock ainda tinha por desbravar. Trabalho que contou com a genialidade de John Cale como produtor ficou como do melhor que o ano de 1975 nos deixou.

Constava nas escolhas de Miguel Esteves Cardoso, ao qual deu quatro estrelas, dizendo: "...este espantoso trabalho de poesia e Rock foi o segundo [o primeiro seria "Born to Run" de Bruce Springsteen] a socorrer um ano doutra maneira pobre, e até hoje é o trabalho mais original de Patti Smith, o único em que as suas muitas vezes absurdas pretensões se justificam plenamente. A paixão dramática de Smith atinge momentos de clímax de efeito devastador (como na sua versão desse clássico do Rock e do Punk: "Gloria") e a sua voz interessantemente desequilibrada transporta as canções na sua crista arrogante e sanguínea".


Edição portuguesa com a ref: 201 112, reedição de 1979


E assim começava um percurso único e invejável de uma grande cantora Rock. Começava com "Gloria", canção de Van Morrison de 1964 então gravada pelo seu grupo Them.



Patti Smith - Gloria

Sem comentários:

Enviar um comentário