Para hoje a colaboração de Júlio Pereira com Carlos Cavalheiro, os dois ex-Xarhanga grupo primordial do Heavy-Rock nacional, que se realizou no ano de 1975.
Dessa colaboração resultou um álbum, "Bota Fora", cuja temática remetia para os movimentos de libertação das ex-colónias portuguesas. Musicalmente pode-se enquadrá-lo na área do Rock Progressivo então a dar os primeiros passos no nosso país onde sobressaía o Moog, instrumento então bem popular em diversas bandas estrangeiras.
https://www.discogs.com/ |
As letras, essas estavam em sintonia com a defesa da independência das nossas colónias e dos movimentos que por ela lutaram. Mais explícitos não podiam ser no texto da contracapa do LP:
"Este disco refere-se especificamente a três colónias portuguesas, porque foi nelas que se desenvolveu a luta armada, luta esta que arrastou milhares e milhares de jovens portugueses, para os quais ele é dirigido.
A nossa homenagem estende-se a todos os movimentos que, pelo mundo fora, de armas na mão se necessário, lutam pela libertação dos seus povos, pelo fim da opressão, pela destruição do colonialismo, do neo-colonialismo e do Imperialismo, pela Independência Nacional.
Júlio Pereira e Carlos Cavalheiro"
De Carlos Cavalheiro pouco mais se ouviu falar, quanto a Júlio Pereira a história é outra e tornar-se-ia um nome proeminente da nossa música popular.
Júlio Pereira & Carlos Cavalheiro - Bota Fora
Sem comentários:
Enviar um comentário