Não só de música dita de intervenção se fez o ano de 1975 em Portugal. Ela é quase esmagadora, mas encontram-se algumas excepções a merecerem aqui serem referidas. Uma delas é devida ao Duo Ouro Negro que continuam naquele ano a sua saga pela música de fusão com as raízes africanas, aquilo que mais tarde seria designado por World Music.
O Duo Ouro Negro teve em meu entender duas facetas, uma de caráter mais popular e de agrado fácil do grande público como em canções como "Maria Rita" ou "Au Revoir Silvye" a outra, onde as raízes africanas estão presentes, e onde procuram dá-las a conhecer desenvolvendo-as com as características do Pop-Rock daqueles tempos. É nesta segunda faceta que incluo trabalhos como "Blackground" (1972) e "Epopeia" (1975).
https://www.discogs.com/ |
Não talvez tão arrojado quanto "Blackground" mas mesmo assim uma obra manifestamente interessante e que infelizmente não ficou entre os trabalhos mais conhecidos do duo.
"Lamento do Rei" é o tema que abria o lado B do álbum e é o que fica para audição.
Duo Ouro Negro - Lamento do Rei
O saudoso e inesquecível Duo Ouro Negro, de Raul Indipwo e Milo MacMahon.
ResponderEliminarHonraram Portugal, na sua diversidade e multiculturidade, e têm o seu nome gravado em letras de ouro no coração dos portugueses.
Bem hajam!
Sem dúvida...
ResponderEliminar