Grandes Versões
Tinha Van Morrison 18 anos quando compôs a canção "Gloria" que seria publicada pela primeira vez pelo seu grupo de então os Them em 1964 (muitos anos tem já o Rock!). A canção ocuparia o lado B do Single em que o tradicional "Baby, Please Don't Go" era o tema principal.
Estaria Van Morrison, julgo eu, muito longe de imaginar a importância que esta canção iria ter, não só na voz de outros interpretes como na sua própria carreira. Ainda hoje a canta regular-me, vi-o a interpretá-la em Julho de 2018 no EDPCOOLJAZZ em Cascais no hipódromo Manuel Possolo.
Quis o destino que os Them de Van Morrison actuassem em 1966 no famoso Whisky a Go-Go em Los Angeles, altura em que The Doors eram a banda residente. São vários os testemunhos desse encontro, por exemplo, no livro "Daqui Ninguém Sai Vivo" lê-se referindo-se os autores a Jim Morrison:
"Tinha passado duas semanas de grandes bebedeiras quando a banda inglesa Them tinha encabeçado o cartaz no Whiskey, visto que o cantor-compositor do grupo não só tinha o mesmo apelido que Jim, mas também muitos dos mesmos hábitos, Jim e Van estavam convencidos que eram aparentados e não deixaram de beber à saúde do parentesco."
O próprio Van Morrison recorda-o em entrevista à revista "Rolling Stones" e afirma em resposta ao jornalista sobre o dueto com Jim Morrison:
"We did “In the Midnight Hour” and “Gloria.” He was really raw. He knew what he was doing and could do it very well.
Edição portuguesa de 1983 com a ref: 755 96 0269-1 |
O que é certo é que The Doors passaram a incluir "Gloria" no seu reportório. É
no segundo oficial álbum ao vivo do grupo, "Alive, She Cried", editado em
1983, com gravações efectuadas entre 1968 e 1970, que surge esta versão de
mais de 6 minutos de "Gloria". Aqui vai.
The Doors - Gloria
Sem comentários:
Enviar um comentário