Raridades
Bert Jansch (1943-2011) é só por si uma raridade. Ou seja é um caso raro de qualidade no tocar da guitarra acústica, Neil Young considerou-o mesmo o Jimi Hendrix da guitarra acústica. Só por isso está justificada a escolha para hoje.
Figura proeminente do Folk britânico da década de 60, é referência para muitos músicos de diversos tempos, de Nick Drake e Donovan nos anos 60 a Johnny Marr (The Smiths) e Bernard Butler (Suede) nos tempos mais recentes. Na sua carreira teve crucial importância o período de 1967 a 1973 onde como membro dos Pentangle fez parte da aventura de fusão do Folk e do Jazz testemunhada em 6 excelentes álbuns. Mas a seu nome já era conhecido na cena Folk britânica, em particular a partir de 1963 nos clubes Folk londrinos como os famosos Troubadour e Les Cousins onde se cruzou, entre outros, com John Renbourn, Jackson C. Frank e Anne Briggs.
Edição em CD do reino Unido com ref: CMRCD204 |
O primeiro álbum teve edição em 1965, "Bert Jansch", e nele constava o tema "Angie" de Davy Graham figura de proa do Folk inglês e uma das suas principais influências. Verdadeiramente incrível e infelizmente, por cá, pouco conhecida. A edição em CD de 2001 contem duas faixas bónus sendo uma delas uma gravação amadora de "Angie" ao vivo de 1964. Era esta que eu tinha pensado para o Regresso ao Passado de hoje mas não tem a qualidade suficiente pelo que corria o risco de não se ficar com a melhor ideia de "Angie", assim sendo seguem as duas. Disfrutem!
"This is a story set in a strange man's world, where musical truths weave a
blue maze.", da contra-capa do disco.
Bert Jansch – Angie (Live)
Bert Jansch – Angie
Sem comentários:
Enviar um comentário