terça-feira, 26 de novembro de 2019

Sandy Denny – Late November

Os Meses do Ano em Canção


Não posso terminar melhor este tema, desta vez dedicado ao mês de Novembro, do que com Sandy Denny.
O ano de 1971 começa com a notícia do fim dos Fotheringay pelo jornal “Melody Maker”. Estava assim gorada a saída do 2º LP em que estavam a trabalhar (essas gravações só recentemente foram recuperadas e editadas em 2008 como “Fotheringay 2”). Sandy Denny parte então para uma carreira a solo. O ano de 1971 iria dar à luz o primeiro registo individual de Sandy Denny, “The North Star Grassman and the Ravens”.
A qualidade das gravações de Sandy Denny com os Fairport Convention tinha sido devidamente reconhecida pela crítica especializada, a dos Fotheringay também, pese a pouca popularidade por estes obtida. Seria ela, a solo, capaz de manter os níveis anteriormente alcançados?
A análise a “The North Star Grassman and the Ravens” era feita no nº 9 do jornal “a memória do elefante” do seguinte modo:
“Para quem pensou que o álbum Fotheringay representava o limite máximo de Sandy Denny, a sua primeira publicação individual constitui um desmentido quase irreal que confirma e excede todas as potencialidades que já lhe eram conhecidas. The North Star Grassman and the Ravens é o objectivo alcançado e por isso mesmo a sua escuta nos revela um prazer que anteriormente era ainda incompleto (desconhecido melhor dizendo). Esta alteração não significa no entanto que a sua experiência anterior tenha sido esquecida ou desprezada (John the Gun lembra ainda os ex-Fairport Convention). Folclore de raízes ainda mais profundas que o mostrado em Fotheringay, The North Star Grassman and the Ravens é também o convite à reflexão que envolve o todo musical que nos circunda.
… 
The North Star Grassman and the Ravens, a entrega a produções de inexcedível qualidade e o desprezo total pelo comercialismo.”


The North Star Grassman and The Ravens - Deluxe Edition


O álbum é composto por 11 temas dos quais 8 são originais de Sandy Denny, 1 tradicional e 2 versões, uma das quais, como nela era habitual, de um tema de Bob Dylan. O álbum começa com o melancólico "Late November", mais uma canção a revelar a paixão de Sandy Denny por temas marítimos. Curiosidade: na letra não aparece "Late November", o título.

Neste final de Novembro, segue mais um admirável original de Sandy Denny, “Late November”.




Sandy Denny – Late November

Sem comentários:

Enviar um comentário