quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Paul Simon - Mother and Child Reunion

Canções que se ouviam no ano de 1972


Nas minhas deambulações na música popular não têm uma ordem cronológica, pelo contrário posso saltar com facilidade dos anos 50 para os dias actuais de um dia para o outro. De qualquer forma se virmos bem uma boa parte das recordações que aqui trago têm-se centrado nos finais dos anos 60, início dos anos 70. O que não é de admirar pois aqueles anos correspondem aos da minha adolescência quando comecei a interessar-me pela música popular.
Em 1972 tinha 15 anos e andava no 6º ano (actual 10º) do liceu e já há pelo menos 3 anos que ouvia e comprava a melhor música que então se praticava. Amigos mais velhos ajudaram-me a fazer a devida selecção. Na rádio ouvia-se de tudo, do muito bom, em poucos programas, diga-se, ao mais banal e comercial que enchiam as tabelas de vendas. É sem nenhum critério especial, a não ser o de me lembrar de as ouvir na rádio, que avanço para o ano de 1972 no tema "Canções que se ouviam no ano...".  Para os mais velhos espero que seja com satisfação que sigam os próximos Regresso ao Passado onde poderão encontrar algumas canções inesquecíveis e que ainda hoje se ouvem com todo o agrado, para os mais novos oportunidade de tomarem conhecimento com a música que então se ouvia, independentemente da qualidade, e se assim entenderem comparar com com a que hoje se pratica.


Capa da edição portuguesa - https://www.discogs.com/


Para começar, começo bem, começo com Paul Simon e o seu "Mother and Child Reunion", editada no início do ano de 1972.
"Paul Simon", o álbum donde foi extraído "Mother and Child Reunion", era o primeiro de Paul Simon após o fim, no ano anterior, do duo Simon and Garfunkel que tinha conquistado toda uma geração. Era pois grande a expectativa quanto a novas gravações, em particular de Paul Simon, o principal compositor.

Genericamente, "Paul Simon" foi bem recebido e eu também o apreciei, no entanto faixas, que se tornaram bastante conhecidas, como "Mother and Child Reunion" e "Me and You Down by the Schoolyard" soavam-me demasiado Pop, a minha preferência ia para temas como "Duncan" mais na linha Folk-Rock que eu mais admirava. Hoje é um prazer voltar a "Mother and Child Reunion".




Paul Simon - Mother and Child Reunion

Sem comentários:

Enviar um comentário