sábado, 30 de novembro de 2019

Roberta Flack - The First Time Ever I Saw Your Face

Canções que se ouviam no ano de 1972


Conheci Roberta Flack em 1972 com a canção "The First Time Ever I Saw Your Face". Mais que suficiente para se ficar a gostar de Roberta Flack, mesmo que não tivesse produzido mais nada.

Mais habituado a ouvir o Rock, naquela época com sons bem mais pesados, e as muitas canções Pop que a nossa rádio se encarregava de passar muito de acordo com o que se vendia lá fora e ocupava os primeiros lugares de vendas, ouvir "The First Time Ever I Saw Your Face" (também ela nº 1 na tabela da Cash Box) apresentava-se como uma nova experiência auditiva. O que era aquilo? O que é que estava a ouvir? Que género musical se tratava?


Capa da edição portuguesa - https://www.discogs.com/


Na altura pensava tratar-se de um original da Roberta Flack, só anos mais tarde soube ser uma versão de uma canção já existente e que eu desconhecia. E mais tarde ainda, ao ouvir a mesma canção no álbum "Moonshine", de 1973, de Bert Jansch é que fiquei a saber que era uma canção Folk inglesa de 1957 composta por Ewan MacColl e Peggy Seeger.
Inúmeras são as versões que esta canção teve, mas algo me diz que não há igual a esta, senão ouçam.

Curiosidade: "The First Time Ever I Saw Your Face" constava, de acordo com a wikipédia, no álbum inicial "First Take" de 1969, terá sido a inclusão da canção na banda sonora do filme "Destinos nas Trevas" (1971) de Clint Eastwood que fez voltar as atenções para ela.




Roberta Flack - The First Time Ever I Saw Your Face

Sem comentários:

Enviar um comentário