DISCO MÚSICA & MODA, nº 3 de Março de 1971
Ainda o mesmo Top, para agora nos focarmos no excelente Top 10 de álbuns cá em Portugal.
Note-se a entrada directa para os álbuns dos Emerson, Lake and Palmer (1º álbum), Cat Stevens com "Tea For The Tillerman" e Led Zeppelin com o excelente 3º LP. Repare-se nos três álbuns portugueses entre os 10 mais vendidos, respectivamente "Cantaremos de Adriano Correia de Oliveira, "Canções da Cidade Nova" do Padre Fanhais e "Traz Outro Amigo Também" de José Afonso.
Já passei por maior parte destes álbuns ou pelo menos pelos seus autores excepção para José Feliciano que se encontrava nesta tabela em 4º lugar com o LP "Fireworks".
José Feliciano é um cantor porto-riquenho que ficou conhecido pela sua capacidade de fusão de estilos com o toque latino que lhe era característico, exímio tocador de viola e a sua voz nasalada ajudaram a fazer a sua marca distintiva. Tornou-se bastante popular desde que em 1968 se atreveu a fazer a sua versão de "Light My Fire" dos The Doors, foi aqui que o conheci. Diga-se que não o apreciava muito, achando que comercializava canções de sucesso em proveito próprio. Os anos seguintes foram férteis e muitas canções, muitas delas versões, catapultaram José Feliciano para o sucesso.
"Fireworks" é um álbum de 1970 cheio de versões de temas bem conhecidos. The Beatles, Rolling Stones, Creedence Clearwater Revival, tinham canções revistas ao estilo de José Feliciano que ficaram bem conhecidas na sua versão. Porque já não ouvia há muitos, muitos anos a interpretação de "Susie-Q" por José Feliciano é essa a eleita para audição.
José Feliciano - Susie-Q
Sem comentários:
Enviar um comentário