quinta-feira, 7 de junho de 2018

Wayne Shorter Quartet - On Wings of Song

Este e mais alguns próximos Regresso ao Passado são com canções já deste milénio. Os textos não são de agora pelo que tive que fazer algumas pequenas alterações.

Começo em 2009, o pretexto era o bicentenário do nascimento de Felix Mendelssohn.

Mendelssohn eminente compositor romântico, por entre Sinfonias e Concertos escreveu dezenas de canções. Uma das canções de Mendelssohn que maior popularidade granjeou foi “On Wings of Song”.

No dia 11 de Março de 2009 o Quarteto de Wayne Shorter actuou na Casa da Música.
O quarteto era composto por, Wayne Shorter saxofones, Danilo Perez piano, John Patitucci baixo, Brian Blade bateria, uma formação de luxo, portanto.
Para espanto de todos e desconforto de alguns Wayne Shorter tocou durante 75 minutos ininterruptamente o seu último álbum. Sem cortar de todo com o seu passado projecta-se numa sonoridade sem barreiras. O nome do álbum é “Beyond the Sound Barrier”, tinha sido editado em 2005  e um dos temas nele incluído é nada mais nada menos que “On Wings of Song”.




No folheto distribuído no concerto pode-se ler:
"Wayne Shorter considera o seu disco mais recente, Beyond the Sound Barrier, como parte de um contínuo criativo. "A missão é a mesma... lutar por uma boa causa." diz, "É uma declaração sobre o que é a vida, na realidade. E é com ela que vou acabar este caminho". "Muitos músicos preocupam-se em proteger o que eu chamo os seus alicerces musicais. Querem estar no seu melhor em palco, entrar com o pé direito, tocas as melhores frases, tentar impressionar o público. Mas eu estou numa altura em que digo apenas: para o diabo com as regras. É a minha forma de fazer música agora. Com esta idade, não tenho nada a perder. Lanço-me ao desconhecido." (À data do concerto tinha ele 75 anos).

Para desfrutar, sem pressas, segue "On Wings of Song".




Wayne Shorter Quartet - On Wings of Song

Sem comentários:

Enviar um comentário