A Música Popular Portuguesa anterior ao 25 de Abril de 1974
Rui Mingas é um cantor angolano que se revelou musicalmente nos finais dos anos 60 quando então vivia em Lisboa.
"Durante a década de 60, a par das digressões, instalou-se na metrópole uma significativa comunidade de músicos migrando a partir de Angola enquanto atletas, como Bonga e Rui Mingas...", em "Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX".
Na contra-capa do LP "Africa Negra", de 1969, na edição francesa lê-se:
"Ruy Mingas est Africain, il est né en 1939 à Luanda (Angola). Son oncle, Vieira Dias, un des grands compositeurs angolais lui enseigne la guitare et l'initia à la musique traditionelle aficaine.
Ruy Mingas est aujourd'hui professeur d'Education Physique à Lisbonne. N'oublions pas qu'il est un des plus grands noms de l'athlétisme au Portugal, il fait partie de l'équipe du Benfique depuis 1958."
E voltando à "Enciclopédia..." acima referida ficamos a saber que musicalmente "... R. Mingas veio a aproximar-se do movimento de «renovação da música popular portuguesa» e da emergente canção de intervenção...." e mais adiante "Conotado com o movimento da «nova música popular portuguesa» ou «movimento das trovas e baladas», R. Mingas apresentou-se no programa televisivo Zip-Zip e gravou para a editora com o mesmo nome um repertório com poemas em quimbundo abordando as Agostinho Neto ou Mário Pinto de Andrade...".
Do álbum "Africa Negra" escolho o tema "Kolonial" de seu tio Carlos "Liceu" V. Dias e do qual se dizia na contra-capa do LP:
"«Kolonial» était le nom du grand bateau qui assurait la liaison Lisbonne-Luanda et qui apportait le courier."
Rui Mingas – Kolonial
Sem comentários:
Enviar um comentário