Neste ano não posso deixar de destacar um dos melhores discos que nesse ano me foi dado ouvir: “Quercus” de June Tabor/Iain Ballamy/Huw Warren, respectivamente voz, saxofones e piano.
Edição alemã da ECM, em CD, com referências: ECM 2276; 372 4555 |
É um disco da editora alemã ECM, especialista em música Jazz, e é a abertura do catálogo da editora a músicas oriundas de outras paragens. Entre originais e temas tradicionais assim se desenvolvem mais de 50 minutos de uma beleza rara. June Tabor, tinha então 67 anos, e é para mim a cantora Folk inglesa viva mais importante da actualidade. Com incursões pontuais por outras sonoridades, que não a música tradicional, como o Rock ou o Jazz, realiza, com os músicos de Jazz Iain Ballamy e Huw Warren, “Quercos”.
Diz a “amazon”: “’Quercos’ significa 'carvalho' em latim e as raízes desta árvore cavam fundo na música popular britânica, enquanto folhas e galhos alcançam níveis superiores para abraçar um jazz inspirado de improvisação lírica.” É verdade!
O crítico João Lisboa no balanço dos melhores discos de 2013 coloca “Quercos” entre os dez melhores e afirma “…June Tabor integrada nos Quercos abriu mais uma janela por onde a tradição, coabitando com o jazz contemporâneo respira ar fresco…”.
A música é calma, mas simultaneamente enérgica e profundamente comovente, para ouvir em silêncio absoluto, sem a respiração se ouvir.
“Quercos” foi dos álbuns que mais ouvi em 2013, segue o tradicional “Lassie Lie Near Me”, o tema de abertura do disco.
June Tabor – Lassie Lie Near Me
Sem comentários:
Enviar um comentário