quarta-feira, 27 de junho de 2018

José Jorge Letria - Canção das Mil Bofetadas

A Música Popular Portuguesa anterior ao 25 de Abril de 1974

O primeiro Regresso ao Passado com José Jorge Letria foi a propósito da sua passagem pelo programa de televisão "Zip-Zip" em 1969. Foi onde tudo começou para alguns cantores que então se davam a conhecer, foi também o caso de José Jorge Letria.



https://www.discogs.com

Eis a descrição feita na "Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX", depois de passagem pelo mundo os conjuntos Pop-Rock:
"Em 1969 gravou o seu primeiro disco, História de José-Sem-Esperança, a convite de José Cid e com orquestração deste, acompanhado pelo Quarteto 1111. Este primeiro fonograma integrava as canções Romance de Maria Formiga e História do José-Sem-Esperança, que constituíram a sua primeira tomada de posição sobre a guerra e o exílio. No mesmo ano, após actuar no programa televisivo Zip-Zip, participou na gravação de um álbum colectivo (com Pedro Barroso, António Macedo e Lídia Rita), intitulado Breve Sumário da História de Deus (1970, tendo sido apreendido devido à inclusão de Soltem os encarcerados, de Gil Vicente), canção que integrava o espectáculo no Teatro Experimental de Cascais, no qual participou também como actor. A edição destes fonogramas e a participação no programa Zip-Zip proporcionaram-lhe alguma visibilidade, tendo começado a desenvolver uma intensa actividade enquanto cantor, já não apenas no restrito meio universitário, mas em colectividades, associações recreativas e fábricas um pouco por todo o país, juntamente com outros cantores como Adriano Correia de Oliveira, José Afonso, Manuel Freire e Francisco Fanhais."

Do trabalho "Breve Sumário da História de Deus" segue "Canção das Mil Bofetadas", cuja descrição na contra-capa era a seguinte:
"CANÇÃO DAS MIL BOFETADAS: É a amargura de Cristo feito homem e mortal, que dolorosamente nos diz das dores do seu corpo. Para ele a morte será a Cruxificação com que termina o "Breve Sumário da História de Deus". Música e interpretação de José Jorge Letria.




José Jorge Letria - Canção das Mil Bofetadas

Sem comentários:

Enviar um comentário