É sensivelmente a partir de 1965 que a música dos The Beatles começa a ganhar novos contornos, não só a nível da composição como no que diz respeito aos arranjos. De alguma simplicidade inicial baseada fundamentalmente em guitarras e percussão, novos elementos vão ser adicionados tornando-os mais inovadores e dando uma maior riqueza às suas composições. Os álbuns começam a ser compostos exclusivamente por originais.
No que diz respeito à flauta ela pode ser ouvida pela primeira vez, julgo, no álbum "Help!" (1965) na composição "You've Got To Hide Your Love Away" com um pequeno e bonito apontamento no final da canção. Mas vamos para o ano de 1967.
Este é o ano de "Sgt. Pepper's..." e de "Magical Mystery Tour". No ano em que The Beatles mostraram uma riqueza musical invulgar, a flauta apareceu em diversas canções. Que me lembre, em "Strawberry Fields Forever" logo no início do ano (na realidade tratava-se do mellotron a soar a flauta) e também em "Penny Lane", mas aquela que me veio de imediato à memória quando pensei numa canção dos The Beatles que contivesse flauta foi "The Fool on the Hill".
Edição portuguesa em CD de 2018 referência 00600753817308 |
"The Fool on the Hill" fazia parte do duplo EP "Magical Mystery Tour" na edição inglesa, já nos Estados Unidos surgia no LP com o mesmo nome. "The Fool on the Hill" um bom símbolo do período psicadélico dos The Beatles, ei-la.
The Beatles - The Fool on the Hill
Sem comentários:
Enviar um comentário