sábado, 15 de novembro de 2014

Screamin' Jay Hawkins - I Put a Spell On You

A música negra e branca norte-americana tinham, na década de 50, características substancialmente diferentes. A interpenetração destas duas culturas musicais e respectivos mercados efectuou-se a meio da década com o surgimento do Rock´n´Roll. O mercado pop do mundo branco viu-se progressivamente confrontado com a adesão da juventude branca aos ritmos rápidos do Rhythm’n’Blues, a sua expansão fez-se adocicando, quer no ritmo quer nas letras da música negra, e no lançamento de ídolos branco de mais fácil aceitação, Pat Boone, Paul Anka, Bill Halley, Elvis Presley.

Screamin’ Jay Hawkins (1929-2000) foi um músico negro de Rhythm’n’Blues, tendo-se destacado em poderosas vocalizações  consideradas obscenas e verdadeiras representações teatrais. Screamin’ Jay Hawkins foi mesmo “… proibido de actuar em público por indecência: entrava em palco num caixão donde saía segurando um crâneo que fumava um cigarro e a que chamava Henry, provocava os espectadores física e oralmente, e depois ia-se embora envolto numa nuvem de fumo” em “POPMUSIC-ROCK” de Philippe Daufouy/Jean-Pierre Sarton.

Com carreira e discografia longas o tema pelo qual ficaria a ser conhecido foi “I Put A Spell On You” de 1956. Das dezenas de versões que teve a mais conhecida deverá ser a efectuada pelos CreedenceClearwater Revival para o primeiro álbum do grupo em 1968.
Agora a recuperação de “I Put A Spell On You” pelos Creedence Clearwater Revival, em Woodstock, a 16 de Agosto de 1969.




Outros destaques vão para “Not Anymore”, “Frenzy” ou talvez a melhor de todas “Constipation Blues”, mas não resisto a terminar com o incontornável “I Put A Spell On You”. Excelente!

Screamin' Jay Hawkins


Screamin' Jay Hawkins - I Put a Spell On You

Sem comentários:

Enviar um comentário