terça-feira, 4 de novembro de 2014

Joe Turner - Shake, Rattle & Roll

A separação da música negra e branca, relação directa com a segregação racial existente nos EUA, sofreu na década de 50 forte alteração. Foi o advento do Rock’n’Roll.

As mudanças na sociedade americana com o fim do maccarthismo, a progressiva penetração do Rhythm’n’Blues em sectores da juventude branca e a sempre atenta indústria discográfica ao promover versões de sucessos de Rhythm’n’Blues no mundo musical branco propiciaram o surgimento do Rock’n’Roll.

É certo que as versões feitas por músicos brancos de músicas originais negras fez-se com uma certa suavização desses sucessos do universo negro. Veja-se a adaptação de “Tutti Frutti” de Little Richard por Pat Bonne ou “Ain’t It a Shame” de Fats Domino pelo mesmo (é procurar no youtube e ver as diferenças), ou ainda, a escolha para hoje, a versão de Bill Haley de “Shake, Rattle & Roll”, original de Joe Turner, ambas do ano de 1954.
Bill Haley (1925-1981), o sucesso tardava, quando em 1952 resolve abraçar o Rock’n’Roll e formar  o conjunto Bill Haley & His Comets. Mas só em 1954 conhece a popularidade ao fazer a versão “Shake, Rattle and Roll” que Joe Turner tinha gravado meses antes.
"Shake, Rattle and Roll” seria adulterada por Bill Halley, mais conforme aos bons costumes, tendo também Joe Turner posteriormente aderido à nova lírica.





Joe Turner

Bill Haley

Get outta that bed
Wash your face and hands
Well, you get in that kitchen
Make some noise with the pots and pans
Get out from that kitchen
and rattle those pots and pans
Well, roll my breakfast 'cause I'm a hungry man
Way you wear those dresses
The sun comes shinin' through
I can't believe my eyes
All that mess belongs to you
Wearin' those dresses,
your hair done up so nice
You look so warm,
but your heart is cold as ice
I believe to the soul
You're the devil and now I know
I believe you're doin'
me wrong and now I know


Joe Turner (1911-1985), também conhecido por Big Joe Turner ou ainda The Boss of Blues, com particular êxito nos anos 50, o destaque maior vai para “Shake, Rattle and Roll” gravado em Fevereiro de 1954. E é com o original, letra incluída, que ficamos.


Joe Turner - Shake, Rattle & Roll

Sem comentários:

Enviar um comentário