sexta-feira, 22 de setembro de 2023

The Nice - Ars Longa Vita Brevis

 O Rock Progressivo nos anos 60


É sabido que o Rock progressivo alcançou o seu auge nos anos 70, em particular na primeira metade. Mas a sua génese encontra-se na década anterior com grupos como The Moody Blues, Soft Machine, Pink Floyd e os inevitáveis The Nice. Talvez por isso não deve-se ter criados dois temas separando as duas décadas, mas talvez um só, "Rock Progressivo" simplesmente.

Com origem em 1967 (que ano!) tiveram uma duração curta terminando em 1970 realizando três álbuns de estúdio verdadeiramente seminais do género. Não ficaram tão conhecidos quanto deviam, mas para quem gostou dos Emerson, Lake and Palmer (ELP) verificará que os antecedentes de Keith Emerson (1944-2016) se encontram nos The Nice sendo o seu principal mentor sem desprimor para os restantes músicos (Keith "Lee" Jackson, David O'List e Brian Davison). Apesar da qualidade visual e sonora não ser a melhor, não deixo de aconselhar o vídeo seguinte, The Nice ao vivo em 1968.



Neste vídeo pode-se ouvir para além de "America" e "Rondo" a composição "Ars Longa Vita Brevis" que é a minha escolha para hoje. "Ars Longa Vita Brevis" é uma expressão latina que significa "A arte é longa, a vida é curta" e está dividida nos seguintes temas: "Prelude", "1st Movement – Awakening", "2nd Movement – Realisation", "3rd Movement – Acceptance "Brandenburger"" (adaptação do Concerto Brandenburg de J. S. Bach). "4th Movement – Denial" e "Coda – Extension to the Big Note".

Aprecie-se, era o nascer do Rock Progressivo.





The Nice - Ars Longa Vita Brevis

Sem comentários:

Enviar um comentário