sábado, 23 de setembro de 2023

Gentle Giant - Nothing at All

  O Rock Progressivo nos anos 70


No Top do Top das minhas bandas preferidas conectadas com o Rock Progressivo encontram-se os Gentle Giant. Grupo fundamental do melhor Rock nas expressões experimental, fusionista e progressiva praticado na década de 70 apresentaram uma sonoridade muito sui generis que apesar da pequena legião de seguidores nunca alcançaram o reconhecimento do grande público, o que, diga-se, não seria fácil. Os 4 primeiros álbuns, que na época adquiri e que ainda os possuo, foram os que me fizeram ficar fã deste grupo que apesar de todas as pressões se tem recusado a voltar a tocar juntos (entretanto um dos três irmãos Shulman, Raymond Shulman, co-fundadores do grupo, faleceu em Março deste ano).

Do primeiro álbum, "Gentle Giant" de 1970, sobressaía o tema "Nothing at All" com os seus mais de 9 minutos e cujo vídeo proponho de seguida.



"Nothing at All" é bem representativa da complexidade que os Gentle Giant vieram introduzir ao Rock, então mais do nunca com uma multiplicidade de novos caminhos que, em particular, os grupos de Rock Progressivo vieram introduzir. "Nothing at All" dos Gentle Giant mais um bom exemplo do rasgar de todas as convenções musicais apresentando uma complexidade instrumental e vocal fora do comum. Segue a versão original completa.



Gentle Giant - Nothing at All

Sem comentários:

Enviar um comentário