O Rock Progressivo nos anos 70
Uma das bandas de Rock Progressivo que melhor sobreviveram ao passar dos anos foram os King Crimson, o mesmo que dizer Robert Fripp seu líder de sempre.
Os King Crimson formaram-se em 1968 e com algumas interrupções pelo meio ainda perduram e em meu entender ainda cativam, ouça-se os mais recentes álbuns ao vivo assim como alguns vídeos disponíveis no YouTube.
A produção discográfica em álbuns de estúdio não foi extensa, somente 13 álbuns até ao momento, quase toda ocorrida até aos inícios da década de 80.
É de 1970 a recordação de hoje. Neste ano é publicado o terceiro álbum (e a 3ª formação do grupo) de nome "Lizard" e lembro-me de na altura não ter tido a receptividade dos dois anteriores. Um trabalho mais vanguardista, mais arrojado com aproximações mais evidentes ao Jazz e à música Clássica contou com um conjunto de músicos convidados onde se destacavam Keith Tippett e Jon Anderson.
Nele constava o tema "Lizard" de mais de 23 minutos que ocupava todo o lado B do LP. Começava com "Prince Rupert Awakes" que se pode ver neste interessante vídeo.
"Lizard" um tema ambicioso na obra dos King Crimson, um bom exemplo do melhor Rock Progressivo que abria a década de 70. "Lizard" é assim composta: "Prince Rupert Awakes"; "Bolero – The Peacock's Tale"; "The Battle of Glass Tears" e "Big Top".
King Crimson – Lizard
Sem comentários:
Enviar um comentário