quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Emerson, Lake and Palmer - Tarkus

 O Rock Progressivo nos anos 70

Nesta passagem pelo Rock Progressivo a opção foi a escolha de temas longos que, de alguma forma, foram marcantes no melhor período que este género musical teve, ou seja final dos anos 60 e primeira metade dos anos 70.

Deixei para o fim 4 temas que são em meu entender são dos mais relevantes de quão longe o Rock Progressivo levou a música popular. Basta comparar com o estado do Rock dez anos antes e, já agora, constatar como estes temas são hoje apreciados, alguns deles com versões de orquestra, por sectores esclarecidos musicalmente falando, veja-se alguns canais do YouTube onde são apreciados por músicos de formação Clássica.

Vamos então para a escolha de hoje, o grupo é o arrojado trio Emerson, Lake and Palmer que nos primeiros anos da década de 70 se impuseram e granjearam a maior simpatia junto da juventude fazendo a aproximação do Rock à música Clássica e vice-versa.

É evidente, pelo menos para mim, que a surpresa do primeiro álbum, "Emerson, Lake and Palmer" (1970), rapidamente se esgotou e que em 1973 já não mais me interessaram. Mas foi o tempo suficiente para nos deixarem  4 álbuns de referência dentro do Rock Progressivo.

"Tarkus" é o 2º LP do trio e nele constava o tema título que ocupava todo o lado A do disco. Em vídeo versão orquestral, um verdadeiro tributo aos Emerson, Lake and Palmer.



"Tarkus" a representação musical de um ser híbrido de nome "Tarkus" que ameaça o planeta. Deixo-vos com a versão original de mais de 20 minutos composta por 7 partes: "Eruption", "Stones of Years", "Iconoclast", "Mass", "Manticore", "Battlefield" e "Aquatarkus".





Emerson, Lake and Palmer - Tarkus

Sem comentários:

Enviar um comentário