sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Renaissance - Ashes Are Burning

O Rock Progressivo nos anos 70


Da formação original de 1969 já não resta nenhum membro, mas passados tantos anos a sua música ainda anda aí comandados por Annie Haslam que ingressou no grupo em 1971, são os Renaissance. Os Renaissance foram um excelente grupo de Rock Progressivo mas cuja relevância não foi devidamente considerada como por exemplo foi dada a uns Genesis, Pink Floyd, Yes ou King Crimson.

E, no entanto, deviam ser mais falados e ouvidos do que o são. Em particular na década de 70 deixaram 8 álbuns de valor considerável e que merecem ser recuperados. 

Um dos álbuns mais conhecidos foi "Ashes Are Burning" de 1973 cuja canção título ultrapassava os 11 minutos.

Annie Haslam possuía uma voz que eu muito apreciava e meu espanto ao ouvi-la em 2019 novamente a interpretar "Ashes Are Burning" comemorando os 50 anos do grupo. Então com 72 anos rvela uma voz espantosa de fazer arrepiar, como é possível? Testemunhem-no no vídeo seguinte onde os Renaissance com orquestra interpretam "Ashes Are Burning".



Com uma letra enigmática e um som bem característico desta fase dos Renaissance é um prazer voltar a ouvi-los, agora na versão original de 1973. Um bom exemplo do bom Rock Progressivo.



Renaissance - Ashes Are Burning

Sem comentários:

Enviar um comentário