domingo, 28 de agosto de 2022

Hugo Maia de Loureiro - Semi-dito

  mundo da canção nº 16 de Março de 1971


Valham estas páginas da revista "mundo da canção" para poder recordar nomes que de outra maneira a probabilidade de o fazer seria bem menor. Neste caso é o de Hugo Maia de Loureiro, bem conhecido pelas passagens que efectuou pelo Festival da Canção da RTP em 1970 e 1971. Depois disso praticamente desapareceu da vida artística e por isso a sua obra gravada é diminuta.

Do Festival de 1971 ficou a canção "Crónica de Um Dia" que foi publicada em Single e que Tito Lívio analisava em artigo intitulado ""Semi-dito" ou a outra face de Hugo Maia de Loureiro". Uma bonita canção de que me lembro bem pois na altura foi consensual que não era para a voz de Hugo Maia de Loureiro. "Que, ao interpretá-la, se vê obrigado a subir a voz - a puxar por ela para além das suas possibilidades donde resulta um estrangulamento, um morreu da voz na garganta, uma deficiente interpretação." dizia Tito Lívio.




Já relativamente ao lado B "«Semi-dito» adapta-se melhor à sua voz grave, cheia, um pouco dura de Hugo Maia de Loureiro que assim consegue resgatar o disco (sob o ponto de vista interpretativo)".

Motivo para recordar "Semi-dito".





Hugo Maia de Loureiro - Semi-dito

Sem comentários:

Enviar um comentário