terça-feira, 30 de agosto de 2022

António Macedo - Sei de uma Menina

mundo da canção nº 16 de Março de 1971


Para hoje, do nº 16 da revista "mundo da canção", a página com os melhores e os piores do ano de 1970 da música portuguesa. As escolhas deveram-se a três colaboradores da revista a saber: Arnaldo Jorge Silva, Fernando Cordeiro e Tito Lívio.

Conforme ontem disse naqueles tempos a crítica musical era bastante exigente e assertiva (O que me fez lembrar o programa de rádio "Em Órbita" ao considerar em 1966 "Strangers in the Night" de Frank Sinatra a pior canção do ano). O filtro de definição da qualidade era bastante fino em pelo menos certos sectores da crítica. Neste caso os autores vêm-se na necessidade de justificar "... que o critério utilizado nestas atribuições não obedecia a coordenadas de selecção rígidas e exaustivas, isto é, que apenas se pretendia destacar o que além de ostentar uma ausência de qualidade não-aberrante (e só assim se justifica a não-premiação de Toni de Matos ou José Cheta, por exemplo) conheceu outros factores dignos de consideração: intensa promoção publicitária, êxito comercial, etc.".




Eram assim justificadas as escolhas para os piores do ano, o que não nos deixa, na mesma, de espantar. Ora veja-se os piores do ano de 1970:

Piores Canções:

Pedra Filosofal - Manuel Freire
Sei de uma Menina - António Macedo
Toada de Vida - Pedro Barroso
Guardanapo do Sr. Silva - Denis Cintra

Piores Discos:

"Carlos Portugal" - Carlos Portugal
"Ar Livre" - Rui Silva
"Canções da Cidade Nova" - Francisco Fanhais

Piores Cantores:

António Macedo
Pedro Barroso

Quanto aos melhores nada a salientar, parecem ser escolhas equilibradas. Mas fico-me pela lista das piores canções, que tal "Sei de uma Menina" do António Macedo?



António Macedo - Sei de uma Menina

Sem comentários:

Enviar um comentário