segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Herbie Hancock - Maiden Voyage

  a memória do elefante


"tetagrama dos pianistas de jazz" é um artigo de Jorge Lima Barreto que foi publicado em duas partes respectivamente nos nº 2 e 3 do jornal "a memória do elefante" decorria o já longínquo ano de 1971. O artigo era dedicado aos pianistas de Jazz os quais eram agrupados em quatro categorias a saber: Os Insulares, os Free-Jazz, os Evolucionistas e a Nova Geração.

Nesta 2ª parte acrescentava aos Evolucionistas nomes pouco conhecidos como Siegfried Kessler, Guido Manusardi, Wolfgang Danner, etc.. Já no Free-Jazz apontava nomes como Cecil Taylor, Don Pullen, Dave Burrell e outros. E terminava com a Nova Geração com Herbie Hancock, McCoy Tyner, Alice Coltrane, Keith Jarrett e Chick Corea, os mais conhecidos.





Sobre Herbie Hancock:

"Surgiu ao lado de Miles Davis e rapidamente enveredou por uma solução modal - o conteúdo do som, numa espécie de ressonância, o timbre claro, a frase melodicamente rica numa noção nova de tempo-espaço... De espírito altamente melancólico as suas composições-improvisações ficam na história do jazz como obras-primas."

De 1965 a obra-prima "Maiden Voyage", fica-se com o tema título.





Herbie Hancock - Maiden Voyage

Sem comentários:

Enviar um comentário