domingo, 13 de fevereiro de 2022

Free - Fire and Water

   mundo da canção nº 15 de Fevereiro de 1971


Para hoje um texto da revista "mundo da canção" nº 15 que dava pelo título "Resposta em guisa de carta ou a pequena polémica sobre os Free". Tratava-se de uma resposta a uma carta de umas supostas "Leitoras Teenagers" que não terá sido do agrado dos visados na dita, Tito Lívio e Fernando Cordeiro ao que entendi, pena é que a referida carta não fosse publicada (pelo menos neste nº não a identifiquei).

Pelo que percebi seriam acusados de dizer "mal de tudo", respondendo em defesa que era função deles "formar e informar um público alienado pelas carradas de má música diariamente transmitida e que não sabe nem pode distinguir o bom do mau, o falso do autêntico." Ocorreu-me aqui como será hoje em dia, quer em termos de divulgação quer em termos de crítica, a situação hoje em dia. Eu que não ouço, nem acompanho a análise crítica suficientemente nos dias de hoje tenho a suspeição de que não será melhor do que naqueles tempos, mas posso estar enganado, têm opinião?




Quanto aos Free, que estavam na base desta polémica, a sua divulgação por cá ficou-se, tanto quanto me lembro, quase exclusivamente pelo sucesso de "All Right Now" e ainda "The Stealer", sendo, na altura, a sensação que fiquei que seriam um grupo passageiro de êxito fácil, pese, na minha juventude, gostar dos temas referidos.

De qualquer modo, dois membros dos Free merecem destaque, o guitarrista Paul Kossoff (1950-1976) e o vocalista Paul Rodgers que viria a ter um percurso interessante em grupos como os Bad Company, The Firm e nos Queen pós Freddie Mercury.

"Fire and Water" é a canção que dá título ao álbum de 1970, o tal que continha "All Right Now".



Free - Fire and Water

Sem comentários:

Enviar um comentário