mundo da canção nº 15 de Fevereiro de 1971
Para hoje um texto da revista "mundo da canção" nº 15 que dava pelo título "Resposta em guisa de carta ou a pequena polémica sobre os Free". Tratava-se de uma resposta a uma carta de umas supostas "Leitoras Teenagers" que não terá sido do agrado dos visados na dita, Tito Lívio e Fernando Cordeiro ao que entendi, pena é que a referida carta não fosse publicada (pelo menos neste nº não a identifiquei).
Pelo que percebi seriam acusados de dizer "mal de tudo", respondendo em defesa que era função deles "formar e informar um público alienado pelas carradas de má música diariamente transmitida e que não sabe nem pode distinguir o bom do mau, o falso do autêntico." Ocorreu-me aqui como será hoje em dia, quer em termos de divulgação quer em termos de crítica, a situação hoje em dia. Eu que não ouço, nem acompanho a análise crítica suficientemente nos dias de hoje tenho a suspeição de que não será melhor do que naqueles tempos, mas posso estar enganado, têm opinião?
Quanto aos Free, que estavam na base desta polémica, a sua divulgação por cá ficou-se, tanto quanto me lembro, quase exclusivamente pelo sucesso de "All Right Now" e ainda "The Stealer", sendo, na altura, a sensação que fiquei que seriam um grupo passageiro de êxito fácil, pese, na minha juventude, gostar dos temas referidos.
De qualquer modo, dois membros dos Free merecem destaque, o guitarrista Paul Kossoff (1950-1976) e o vocalista Paul Rodgers que viria a ter um percurso interessante em grupos como os Bad Company, The Firm e nos Queen pós Freddie Mercury.
"Fire and Water" é a canção que dá título ao álbum de 1970, o tal que continha
"All Right Now".
Free - Fire and Water
Sem comentários:
Enviar um comentário