terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Chicago - I'm a Man

 mundo da canção nº 15 de Fevereiro de 1971


Porque é que hoje em dia não existem grupos das mais variadas matizes do Rock que continuem a elevar e surpreender os amantes ou mesmo os somente curiosos da música? Eis uma boa questão que dava pano para mangas como se costuma dizer. Os anos 60 e 70 foram pródigos nesta matéria e eles proliferavam como cogumelos principalmente na Grã-Bretanha e Estados Unidos da América. Inovadores, criativos com bons executantes, atributos que parecem estar hoje em falta. Ou estarei eu a ver mal a questão e os olhos e ouvidos da juventude já não são os mesmos de agora.

Entre eles encontrava-se o grupo Chicago, inicialmente Chicago Transit Authority que no final dos anos 60 e parte da década de 70 se impuseram com uma formação de cerca de 8 elementos que ao incluir uma secção de metais permitiu ao Rock aproximar-se do Jazz mas também com alguns rasgos em que faziam ligações à música clássica.

Como eu gostava daquele 2º duplo álbum de nome somente "Chicago" e cujas espiras rodaram vezes sem conta (ainda o tenho e em muito razoável estado de conservação). Terá sido o sucesso deste que fez chamada de atenção para o anterior, "Chicago Transit Authority", de 1969 onde havia uma faixa que sobressaía e teve direito a edição em Single, "I'm a Man".




""I'm a Man" era uma versão de uma canção do grupo britânico The Spencer Davis Group que a tinha publicado, com o devido sucesso, em 1967. De um interpretação simples para uma interpretação mais complexa a ultrapassar os 7 minutos eis "I'm a Man" pelos Chicago.

Ah, é verdade a letra vinha mais uma vez publicada no revista "mundo da canção" agora no seu nº 15.



Chicago - I'm a Man

2 comentários: