1974 Algumas escolhas de Miguel Esteves Cardoso
Van Morrison está entre os meus músico preferidos de sempre. Entre 1968 e 1974 gravou 7 álbuns que considero imprescindíveis e bem significativos da música popular daqueles anos. Não tivesse gravado mais nada e mesmo assim teria lugar na galeria das figuras mais importantes na criação de uma sonoridade fusionista e renovadora.
Tenho pena de não o ter visto ao vivo neste período de que é testemunho o álbum ao vivo "It's Too Late To Stop Now" (1974), um dos melhores álbuns ao vivo que conheço. Vi-o em 1993 no Coliseu do Porto e em 2018 em Cascais e aquilo que posso dizer é que soube envelhecer, em 2018 melhor que em 1993. Sob o ponto de vista discográfico não mais deslumbrou, como eu tenho dito por várias vezes ancorou no porto seguro do Blues e com algumas variações que lhe são características e por aí ficou.
Adiantado no tempo é quanto parecia estar Miguel Esteves Cardoso ao referir-se ao álbum "Veedon Fleece" de 1974, já aqui dizia ele "Van Morrison recusa-se a avançar além do conforto encontrado ..." atribuindo somente três estrelas a este trabalho.
Edição alemã em vinil de 1989 com a ref: 839 164-1 |
"Veedon Fleece" tem sido revisto positivamente ao longo dos tempos e parece ter-se tornado consensual que se encontra entre os melhores álbuns que Van Morrison realizou. Marcou, pelo menos o fim de uma época, Van Morrison só voltaria a gravar três anos depois com o sofrível "A Period of Transition".
"Bulbs", editado em Single é o que fica para se ouvir, no sossego da noite...
Van Morrison - Bulbs
Sem comentários:
Enviar um comentário