quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Lou Reed - Intro, Sweet Jane

  1974 Algumas escolhas de Miguel Esteves Cardoso


Ainda neste grupo de vanguarda, irrequieto que esteve na década 70 em constante pesquisa/evolução não deixando estagnar pelo êxito inicial mais dois nomes que editaram no ano de 1974 e incontornáveis na história da música Rock pós anos 60: Lou Reed e David Bowie.

Segundo Miguel Esteves Cardoso "Lou Reed e David Bowie regressam à crueza do Rock and Roll, talvez enfastiados com a indefinição atmosférica dos seus álbuns de 73", recorde-se "Berlin" e "Alladin Sane", "Pin-Ups" respectivamente. Talvez fossem estes "regressos" que permitiam depois novos avanços, "Coney Island Baby" para Lou Reed em 1975 e "Station To Station" para David Bowie em 1976.

Hoje Lou Reed, amanhã David Bowie.

Lou Reed edita dois álbuns, "Rock 'n' Roll Animal" e "Sally Can't Dance" aos quais Miguel Esteves Cardoso atribui respectivamente quatro e e três estrelas.



Edição portuguesa em vinil de 1975 com a ref: APL1 0472


"Rock 'n' Roll Animal" é primeiro álbum ao vivo de Lou Reed, composto por somente cinco faixas, quatro das quais vindas do tempos dos The Velvet Underground e talvez fosse por isso que Miguel Esteves Cardoso escreveu:"... Reed mostra que nunca perdera a sua paixão de adolescente...", mas ao mesmo tempo adiantado no tempo ao considerar ""Rock'n'Roll Animal" um monumento às intenções da New Wave americana de 77".

"Rock 'n' Roll Animal" começa com uma introdução a que se segue "Sweet Jane", uma das muitas canções que ficaram como marca do génio de Lou Reed. "Sweet Jane" vinha do 4º LP "Loaded" dos The Velvet Underground já sem a presença de John Cale. Grande interpretação esta.



Lou Reed - Intro, Sweet Jane

Sem comentários:

Enviar um comentário