terça-feira, 3 de agosto de 2021

Genesis - The Carpet Crawlers

 1974 Algumas escolhas de Miguel Esteves Cardoso


É sabido, o Rock dito sinfónico teve na primeira metade da década de 70 o seu apogeu. Van Der Graaf Generator, Genesis, Yes, Gentle Giant são alguns exemplos dos que tiveram naqueles anos o seu período mais fértil e inovador. Mas rapidamente o género saturou e muitos deles entraram num irreversível declínio ou mesmo extinção.

Miguel Esteves Cardoso dá conta disso  no seu texto  "O Ovo e o Novo (uma) Discografia duma Década de Rock: 1970-1980" como ontem dei conta. Aponta mesmo o ano de 1974 como o ano do "... fim do Rock sinfónico como força criativa" e considera "The Lamb Lies Down on Broadway", o álbum duplo dos Genesis nesse ano editado, como "... o único álbum escapatório...".

Considerava ainda que ""Lamb Lies Down on Broadway", publicado em 1974, embora enriquecido por momentos de puro êxtase musical (como The Carpetcrawlers"), caiu vítima das suas próprias pretensões, por muito louváveis que tenham sido."



Edição nacional de 1985 com a ref: 630205


Apesar de tudo e passados 47 anos da sua edição o álbum parecer ser bastante equilibrado e ouve-se e redescobre-se com renovado prazer. Eram os Genesis na sua melhor formação antes da saída de Peter Gabriel.

Fica então para ouvir essa ainda maravilha que era "The Carpet Crawlers", a canção mais bonita de 1974?



Genesis - The Carpet Crawlers

Sem comentários:

Enviar um comentário