E chego ao fim desta passagem por alguma da música que marcou a produção nacional no ano de 1974. E para terminar só podia ser com José Afonso, o nosso expoente máximo na renovação da música popular portuguesa encetada no início dos anos 60.
Longo tinha sido o percurso que José Afonso tinha desbravado. O fado de Coimbra tinha sido renovado, o movimento das baladas desenvolvido e a evolução para sonoridades mais complexas e algum experimentalismo, sem abandonar as raízes populares, faziam-se sentir, ouça-se "Cantigas de Maio" (1971) ou "Venham Mais Cinco" (1973).
E chegamos ao ano de 1974 onde José Afonso teve participação activa ao calcorrear o país no chamado "Canto Livre", muitas das vezes desprovido do mínimo de condições técnicas para actuação. A canção veio para a rua e acompanhou o processo revolucionário então em curso tornando-se muitas das vezes simplista e panfletária. Não foi esse o caso de José Afonso com o álbum "Coro dos Tribunais" gravado no final do ano em Londres com a colaboração de nomes como Fausto, Adriano Correia de Oliveira, Carlos Alberto Moniz, Vitorino e José Niza.
https://www.discogs.com/ |
José Afonso - Coro dos Tribunais
Sem comentários:
Enviar um comentário