1974 Algumas escolhas de Miguel Esteves Cardoso
A presença de Brian Eno prolonga-se para o Regresso ao Passado de hoje num álbum gravado ao vivo e que teve como principais protagonistas, para além dele próprio, John Cale, Nico e Kevin Ayers, mas também por lá passaram como convidados especiais Mike Oldfield e Robert Wyatt.
A ideia inicial terá partido de Kevin Ayers que convidou Nico e por tabela John Cale, os dois ex-The Velvet Underground da formação inicial. John Cale encontrava-se a gravar com Brian Eno e vai daí este também participa no concerto. Já Robert Wyatt era bem conhecido de Kevin Ayers dos seminais Soft Machine onde militaram nos anos 60 e o jovem Mike Oldfield que fez parte da sua banda, The Whole World, em 1970. E assim a 1 de Junho de 1974, data que deu nome ao álbum, "June 1, 1974", realizaram este concerto, no Rainbow Theatre em Londres.
Edição em CD de 1990 com as refs: IMCD 92; (842 552-2) |
Miguel Esteves Cardoso considerou o "... concerto desigual mas refrescante..." e deu-lhe somente três estrelas o que correspondia a "bom".
Num tempo em que o Rock se desenvolveu muito além das suas fronteiras iniciais e se aventurou na exploração de novas sonoridades e que acabou por ficar conhecido por Rock de vanguarda ou experimental, os músicos que participaram neste concerto tiveram boa parte da responsabilidade na sua elaboração e divulgação.
Para ouvir pode ser "Baby's on Fire" um tema de Brian Eno e que fazia parte do seu primeiro álbum a solo, " Here Come the Warm Jets", também de 1974.Kevin Ayers, John Cale, Eno, Nico - Baby's on Fire
Sem comentários:
Enviar um comentário