domingo, 4 de abril de 2021

Ornette Coleman - Lonely Woman

         Cinco minutos de Jazz


"Primeiros (com)passos" assim se intitulava o texto, assinado por José Duarte, que completava este pequeno boletim de divulgação do Jazz, composto por oito páginas e que era distribuído, perante pedido, gratuitamente. Este é ainda o nº 2 de "Cinco minutos de Jazz" de Dezembro de 1973 e que me ajudou a dar os primeiros passos no conhecimento e apreciação da música Jazz tão mal tratada naquela época no nosso país. Já tinha sido pior, felizmente a sua divulgação começava também a dar passos firmes por apaixonados por este género musical, como por exemplo o José Duarte que, ainda hoje, mantem o programa "Cinco minutos de Jazz" iniciado em 1966.

Este texto, como o nome indica, era composto de pequenas frases indicadoras e referências importantes da história do Jazz. Eis uma delas, mote para o Regresso ao Passado de hoje, "Qualquer das obras gravadas em quarteto por Ornette Coleman para a marca Atlantic nos anos de 1959 e 1960 são uma boa entrada no jazz contemporâneo. Chamam-se os discos: «The shape of jazz to come», «Chance of the century», «This is our music»."




Longe estaria eu de imaginar quando li estas linhas que  35 anos depois, precisamente a 7 de Novembro de 2008, teria a oportunidade e o prazer de ver Ornette Coleman, na altura já com 78 anos, ao vivo num inesquecível concerto no Coliseu do Porto acompanhado pela minha filha.

Seguindo a sugestão do texto, proponho uma entrada no Jazz com o álbum "The Shape of Jazz To Come", de 1959. Ornette Coleman em quarteto, este em saxofone alto, Don Cherry, trompete, Charlie Haden, baixo e Billy Higgens na bateria, o tema é "Lonely Woman" que abria o álbum.



Ornette Coleman - Lonely Woman

Sem comentários:

Enviar um comentário