terça-feira, 13 de abril de 2021

Elsie Carlisle - What Is This Thing Called Love?

 Cinco Minutos de Jazz


Última passagem pelos boletins "Cinco minutos de Jazz", o 3º de Janeiro de 1974, para referir ainda dois textos nele publicados.

O primeiro, "Tem-se Meditado no Impossível" de José Andrade onde dá conta do atraso da divulgação do Jazz em África, onde ele tem, na realidade, as suas raízes mais profundas. Dá o exemplo de Angola, onde "nada tem acontecido" e "as (pobres) gentes"  só têm no ouvido "as programações radiofónicas" e por onde tinha passado um "inaguentável!" Percy Sledge. Resumindo "Não há jazz nessa gente a não ser a cor ... «exportada» autrora".




O segundo artigo, composto de duas partes e assinado por Manuel Veloso, numa parte dá-se conta e aconselha-se o livro "Hear Me Talkin' to Ya" de 1966, na outra fala-se de "anatole", "form-song" ou ainda "the usual", termos técnicos para definir a estrutura de composições como "Let's Call This" de Thelonious Monk, "What Is This Thing Called Love?" de Cole Porter e "Take de A Train" de Billy Strayhorn.




Cole Porter (1891-1964) foi um famoso compositor de canções que se imortalizaram quer em versões de músicos de Jazz quer em cantores como Frank Sinatra. Quem não conhece canções como "Body and Soul", "I've Got You Under My Skin" e "I Get a Kick Out of You" ou ainda a referida no texto "What Is This Thing Called Love", agora recordada na interpretação original de 1929 de Elsie Carlisle (1896-1977), note-se a voz lindíssima desta cantora. (Retirado do Youtube, transferido para digital do original em 78 rpm)



Elsie Carlisle - What Is This Thing Called Love?

Sem comentários:

Enviar um comentário