Cinco minutos de Jazz
Janeiro de 1974. Foi publicado o 3º e último boletim "Cinco minutos de Jazz" que então recebia em casa dos meus pais. Era mais um projecto que terminava prematuramente, tais as dificuldades de afirmação de publicações que tinham a ver com a música "maldita" que era o Jazz.
E, pelo dizer de José Duarte neste boletim "O número de assinantes deste boletim já ultrapassou, largamente, os dois mil, o que nos leva a acreditar num certo sucesso e oportunidade, o que nos vincula a um trabalho cada vez mais objectivo, e que atinja as necessidades expostas pela maioria.", não fazia crer que esta iniciativa estivesse no fim.
Já o programa de rádio com o mesmo nome mantinha-se teimosamente e continuava a "Ajudar a ouvir o som, fornecer dados e fontes...", ia fazer oito anos de existência e propunha-se comemorá-los "...com um concerto em Lisboa, com um grupo de músicos negros norte-americanos autores de jazz contemporâneo...". Julgo que ficou reduzido ao quarteto de Noah Howard que terá actuado no Hot Clube em Fevereiro.
Iniciativas maiores tinham sido efectuadas em 1972 com o concerto de SteveLacy, que deu origem ao álbum ao vivo "Estilhaços", e a 29 de Março de 1973 o concerto do quarteto de Frank Wright. Frank Wight (1935-1990) era mais um nome ligado ao Free Jazz bem conhecido pelos seus "desvarios" a tocar saxofone tenor. Em Outubro de 1973 actuou, em quarteto sob o nome Center of the World, em Nancy donde resultou o álbum ao vivo "Last Polka in Nancy?". É dele este "Doing the Polka".
Frank Wright - Doing the Polka
Sem comentários:
Enviar um comentário