Cinco minutos de Jazz
Dizzy Gillespie (1917-1993) - trompetista de Jazz, iniciou-se nos anos 30 no Swing dominante, nos anos 40 partilhou ideias musicais semelhantes com Charlie Parker, era o Bop que nascia. "A Night In Tunisia", hoje em dia um standard do Jazz é deste período.
Bobby Hacket (1915-1976) - trompetista de Jazz, tocou nas orquestras de Glenn Miller e Benny Goodman, nos anos 60 acompanhou Tony Bennett. Deixou uma vasta discografia quer em nome próprio quer em gravações de outros artistas.
Mary Lou Williams (1910-1981) - pianista e compositora de Jazz, revela-se muito nova tocando em espectáculos de vaudeville onde era apresentada como "Little Piano Girl". Compôs para Louis Armstrong, Duke Ellington, Benny Goodman, e Dizzy Gillespie entre outros.
Quis o destino que estes três nomes se cruzassem e que ainda com George Duvivier no baixo e Grady Tate na bateria tocassem ao vivo no The Overseas Press Club, em Nova Iorque, tendo resultado o álbum "Giants" editado em 1971.
Era este disco referido no 3º boletim "Cinco minutos de Jazz" com passagem na rádio no programa com o mesmo nome nas noites de 21, 22 e 23 de Janeiro de 1974.
No artigo dizia-se que Dizzy Gillespie "continua teimosamente acordado" e "em permanente rejuvenescimento", que Bobby Hacket "surge aqui em força, ou melhor, em plena forma", quanto a Mary Lou Williams "mantem uma lucidez interpretativa e uma linguagem improvisativa notáveis".
Deste álbum a proposta vai para a bem conhecida "Autumn Leaves".Dizzy Gillespie, Bobby Hacket, Mary Lou Williams - Autumn Leaves
Sem comentários:
Enviar um comentário