domingo, 4 de agosto de 2019

The Beatles - Come Together

Devíamos estar, muito provavelmente,  no ano de 1969, um ano particularmente bom para a música popular. O fim de uma década que seria em termos musicais altamente inovadora, o que se ouvia no início da década e no fim era completamente diferente.

Numa das habituais vindas ao Porto, penso que no Natal, o meu pai comprou-me o meu primeiro álbum: "Abbey Road" dos The Beatles saído naquele ano (recordo-me, foi na Confiança, o único espaço no Porto que tinha escadas rolantes). Ainda o tenho comigo, pese a qualidade do som já não ser o que era. Compreende-se, apesar de todo o cuidado na sua manutenção, são os anos, o nº de vezes que tocou, as aparelhagens por que passou. Na então boa aparelhagem Schaub Lorenz do meu pai, ouvi-o infinitas vezes, depois, de 73 a 78, já em Coimbra, num gira-discos de um amigo não teve o melhor tratamento e finalmente, já muito usado conheceu nos finais dos anos 80 o meu Linn Axis.
Apesar de tudo, e com os respectivos cuidados de manutenção, mantém ainda um agradável som que só o vinil consegue dar.


Edição do Reino Unido de 1969 com a ref: PCS 7088


Foi sempre um dos meus discos preferidos dos The Beatles. "Abbey Road" foi o último álbum gravado pelos The Beatles, não o último a ser editado, esse foi o "Let It Be".


Edição portuguesa, em CD, de 2018 ref: 00600753817223

"Come Together", a faixa de abertura, foi um enorme êxito. Com uma estrutura musical fora do comum ainda hoje se ouve com agrado. George Harrison assina duas belíssimas canções "Something" e "Here Comes the Sun". O medley final (de "Because" a "Her Majesty") é do melhor que os The Beatles produziram. A destoar só "Oh! Darling" com a vocalização de Paul McCartney a evitar o pior.

Na mesma altura, se bem me lembro, o meu pai comprou ainda o Single "Je t'aime … moi non plus" de Serge Gainsbourg e Jane Birkin.
O segundo álbum que adquiri foi "Déjà Vu" dos Crosby, Stills, Nash & Young de 1970. Outras músicas do outro lado do Atlântico …

Para hoje volto a "Come Together" e passaram-se, entretanto, 50 anos!



The Beatles - Come Together

Sem comentários:

Enviar um comentário