terça-feira, 6 de agosto de 2019

Claire Hamill - Peaceful

De entre os muito bons programas de divulgação musical que a nossa rádio tinha antes de Abril de 74 havia um que ficará para a memória de todos os que seguiam atentamente a produção musical dessa época. Não só a música anglo-saxónica nas suas mais variadas formas: Pop, Rock, Folk, Rock-Folk, Rock progressivo, Country… mas também a música Francesa, a melhor nova música Portuguesa, a MPB, etc. O Programa dava pelo nome de "Página Um", era apresentado pelo José Manuel Nunes (uma voz que nunca mais se esquece) e passava na Rádio Renascença das 19H30M às 20H30M e posteriormente até às 21H.
A liberdade, o bom gosto e diversidade musical que se sentia em todo o programa talvez se devesse ao facto do programa ser na Rádio Renascença e esta não estar sujeita a uma censura tão apertada como as restantes estações.
O indicativo do programa era o "Page One" um tema do grupo do Porto Pop Five Music Incorporated de Miguel Graça Moura, o mesmo que dirigiu muitos anos mais tarde a Orquestra Metropolitana de Lisboa. O tema começa com uma batida forte de bateria e baixo, o programa é anunciado e o indicativo termina antes da parte cantada começar (Got to be page one …). É difícil exprimir a sensação de tal audição. Como que estava a participar em algo único e irrepetível. O programa apostava não só na diversidade musical como na actualidade e qualidade da música que passava. O programa manifestava preocupações políticas e sociais, nomeadamente pelas reportagens do Adelino Gomes, e ouviam-se músicas incómodas para o regime, Adriano Correia de Oliveira, Sérgio Godinho, José Mário Branco e José Afonso eram passagem regular. Recordo-me em 1971 da transmissão, em directo a partir do Cinema Roma, do lançamento do 1º álbum do José Mário Branco "Mudam-se os tempos mudam-se as vontades" e do 1º EP do Sérgio Godinho "Romance de um dia na estrada" e da importância que tal facto então teve (O meu pai através do Manuel Freire, que trabalhava na mesma fábrica, a F. Ramada em Ovar, comprou o referido EP do Sérgio Godinho e ainda hoje o tenho. Uma relíquia! Já agora, porque é que nunca mais se ouviu "Romance de um dia na estrada" em concertos ao vivo?).

Uma boa parte da minha memória musical passa por este programa que tudo fazia por não o perder. De Inverno ouvia-o enquanto estudava, no Verão vinha mais cedo da praia para estar a horas do início do programa. A enumeração de grupos e músicos então divulgados é infindável, eis alguns, poucos: Crosby, Stills, Nash & Young ("Déjà Vu", "Four Way Street") e todas as suas variantes, Neil Young ("After the Gold Rush", "Harvest"), Graham Nash ("Songs For Beginners", "Wild Tales"), Stephen Stills ("I" e "II") e posteriormente Manassas, David Crosby e esse monumento que é “If I Could Only Remember My Name”. Joni Mitchell ("Blue") a voz de Rouxinol como dizia o José Manuel Nunes, Sandy Denny ("Like An Old-Fashioned Waltz"), Maggie Bell e a Claire Hamill. Jethro Tull ("Benefit"), The Moody Blues ("Question of Balance"), Genesis ("Foxtrot"), Barclay James Harvest e o inesquecível “Mockingbird”. E ainda Maxime Le Forestier (quem se lembra dele?), Serge Reggiani, Leo Ferre. E mais, muito mais, T. Rex, Janis Joplin, Eric Burdon, Cat Stevens, Ian Matthews, Plainsong, Judee Sills, Clifford T. Ward…. Apesar da qualidade global da música passada, como o programa seguia de perto o Top Ten Inglês e Americano por lá passaram também coisas muito pouco interessantes tipo New Seekers, Middle of the Road ou os nada recomendados Mungo Jerry de "In the summertime".
Para um apuramento musical mais refinado então tínhamos o mítico "Em Órbita" ou ainda o "Dois Pontos".


https://www.discogs.com/



Escolho alguém que ainda não passou por este blog, Claire Hamill.
Claire Hamill, terá sido uma das cantoras mais subestimadas e que mereciam melhor sorte. Uma voz formidável a lembrar por vezes Joni Mitchell e até Melanie, revelou-se com 2 álbuns praticamente esquecidos:"One House Left Standing" (1971) e "October" (1973). Não tenho memória do que dela ouvi, mas muito provavelmente este "Peaceful" do álbum "October" seria uma das que ouvia.


"Probably the best singer you've never heard" em Mojo Magazine (https://clairehamill.co.uk)



Claire Hamill - Peaceful

Sem comentários:

Enviar um comentário