A força fantástica da orquestra durante todo o tema. E a duração do tema, mais de 15 minutos! Coisas pouco usuais para essa altura e ainda mais para a nossa rádio. Tratava-se do "Movement Three" do álbum "Concerto for Group and Orchestra" gravado em 1969 ao vivo no Royal Albert Hall pelos Deep Purple com a The Royal Philarmonic Orchestra. Ouvia o tema quase diariamente, incrédulo e admirado. Para a época era realmente revolucionário.
Diferente dos primeiros álbuns do grupo e provavelmente melhor do que qualquer outro posterior. Não me recordo de ver o disco à venda, julgo que o teria comprado. A polémica instalou-se com críticas ferozes de quem defendia a mediocridade daquela música e os elogios pelo arrojo e criatividade de John Lord. No jornal "a memória do elefante" de Julho de 1971 Jorge Lima Barreto fazia coro com os primeiros:
"Com este disco estamos perante a mais controversa produção pop dos últimos anos. A fusão pop - música clássica é-nos tendenciosamente apresentada como uma forma erudita.
…
É lógico e bom de constatar que a ligação não resultou.
…
Uma obra lamentável a todos os títulos lamentável, excepto um: Ritchie Blackmore !!!"
Nunca mais ouvi o disco.
Edição portuguesa de 1985 com a ref: 1907491 |
Em 1985 encontro o disco numa edição portuguesa que prontamente comprei. Já em casa ouvi-o por completo o que não conhecia. Não fiquei deslumbrado e a gravação não parecia ter grande qualidade. Lá ficou o disco, no meio dos outros e poucas vezes girou.
Folheto do DVD editado em 2002 |
Em 2007 encontrei o DVD com a gravação do concerto a preço de saldo. Bom, não resisti e comprei.
Segue, então, "Third Movement. a) Vivace b) Presto"
Deep Purple - Third Movement. a) Vivace b) Presto
Sem comentários:
Enviar um comentário