Os Traffic eram bons, eram mesmo muito bons. Tinham uma sonoridade própria, distinta que se projectava do Folk-Rock ao Jazz-Rock, eram um grupo de fusão, de misturas várias e altamente criativos. Constituíram-se em 1967, como quarteto, onde pontificavam, para além de Steve Winwood, Jim Capaldi, Dave Mason e Chris Wood.
No início de 1969 Steve Winwood abandona o grupo e este termina temporariamente. Já nos tinham deixado três álbuns de superior qualidade e algumas canções particularmente bem conseguidas: "Paper Sun", "Dear Mr Fantasy", "Feelin' Alright?", "Forty Thousand Headmen" e "Medicated Goo" são alguns exemplos.
Sem Dave Mason os Traffic regressam em 1970 com o muito bem recebido "John Barleycorn Must Die". Até esta data já aqui dei conta de alguns temas bem característicos dos Traffic.
E eis chegados a 1971 e às escolhas de Miguel Esteves Cardoso onde dos Traffic aparecem os dois LP por eles editados nesse ano.
Primeiro foi o álbum ao vivo "Welcome to the Canteen" de novo com Dave Mason acrescidos de Ric Grech, Rebop Kwaku Baah e Jim Gordon e que Miguel Esteves Cardoso deu 3 estrelas. Na realidade, apesar de ser considerado um álbum dos Traffic, o nome não aparece em nenhum sítio do LP, somente os nomes dos sete músicos que referi.
Edição portuguesa, data incerta, ref: ILPS 9166-P Preço: 525$ cerca de 2,6€ |
O segundo, "The Low Spark of High Heeled Boys" gravado em estúdio, com os mesmos músicos do anterior menos, novamente, Dave Mason agora definitivamente fora do grupo. Para este Miguel Esteves Cardoso deu 4 estrelas acrescentando "... os Traffic aperfeiçoam a utilização melodramática dos teclados em "Low Spark" com efeito excitante".
Hoje é tempo de "Welcome to the Canteen" onde vou buscar "Gimme Some Lovin'", já anteriormente aqui lembrada no original dos The Spencer Davis Group, agora, ao vivo pelos Traffic.
Traffic - Gimme Some Lovin'
Sem comentários:
Enviar um comentário