Nos anos 60 o Velho Continente tinha The Beatles, a América tinha The Beach Boys.
A rivalidade entre eles é sobejamente conhecida e envolveu alguns dos discos mais importantes da história da música popular.
The Beatles – Em 1965 editam o seu 6º álbum de originais, “Rubber Soul”.
The Beach Boys – Brian Wilson líder e compositor afirma: “tenho que gravar um álbum tão bom ou melhor que “Rubber Soul””. Em 1966, iam já no 11º álbum e lançam a obra-prima que foi “Pet Sounds”.
The Beatles – No mesmo ano respondem com o muito aclamado “Revolver”.
The Beach Boys - Ainda em 1966 Brian Wilson está hiper criativo e The Beach Boys gravam o tema “Good Vibration” que seria unanimemente considerada uma das melhores (há quem a considere mesmo a melhor) canções de todos os tempos.
Juntamente com Van Dyke Parks, inicia o ambicioso projecto de nome “SMILE” que pretendia ser uma obra de grande fôlego, muito americana e radicalmente diferente de tudo o que então se fazia elevando a música Rock a novos patamares. Seria uma espécie de Sinfonia Pop ou, como alguém lhe chamou, uma “Sinfonia adolescente a Deus”.
No entanto os desentendimentos com os restantes elementos da banda rapidamente surgem pois estes não acompanham as ideias musicais de Brian que consideram: “é criativo demais”.
Simultâneamente Brian Wilson começou a ter distúrbios mentais.
The Beatles - Começam as sessões de gravação de “Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band” com o reconhecimento mais tarde por parte de Paul McCartney que “Pet Sounds” tinha sido “A nossa inspiração para Sgt. Pepper’s …”.
No início das sessões gravam “Strawberry Fields for Ever” (que acabaria por não ser incluída no álbum).
The Beach Boys - Brian Wilson ao ouvir “Strawberry Fields for Ever” afirma “Nunca ouvi nada assim na vida”, “eles já fizeram o que eu queria fazer com “SMILE””;
The Beatles – Em 1967 a resposta foi esmagadora, editam “Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band” e foi o êxito que se conhece.
The Beach Boys – O estado de saúde de Brian degrada-se, tem mesmo um colapso nervoso e desiste de “SMILE”.
Progressivamente afastou-se dos restantes The Beach Boys e da música até que 37 anos passados, Brian Wilson, que nunca recuperou mentalmente na totalidade, é encorajado a retomar “SMILE” e em 2004, por entre constantes receios de mais uma vez Brian Wilson não conseguir terminar, “SMILE” é finalmente editado.
A primeira audição pública tinha que ser no Velho Continente, foi no Royal Festival Hall em Londres em 2004 com Paul McCartney na assistência, claro. A resposta a “Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band” estava finalmente consumada.
Para “SMILE” todos os superlativos são válidos e a audição/visualização de “Heroes and Villains” é imperdível.
“SMILE” começa com “Heroes & Villains” e termina com “Good Vibrations”. E é com as boas vibrações, as de 1966, e The Beach Boys que por agora ficamos.
The Beach Boys - Good Vibrations
Sem comentários:
Enviar um comentário